segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Parto relatado pela Doula


                                                                                                                      por Ellen Infante


Terça-feira, 10/07/2012 recebi uma ligação por volta das 17:30h de minha Doulanda, ela dizia estar tendo contrações desde mais ou menos umas 15:00h, mas que estava tudo bem e sua médica ia atendê-la no último horário para verificar se estava tudo bem mesmo. Lembrando que a DPP de minha Doulanda era 19/07/2012. Pedi a minha Doulanda que me ligasse assim que saísse do consultório de sua médica para me dar notícias e assim ela o fez, me ligou por volta das 21:30h e disse que realmente estava tudo bem e que sua filha estava prestes a nascer, a médica disse que ela poderia nascer entre um e dois dias. Pedi a minha Doulanda que procurasse descansar, pois logo logo teríamos um trabalho de parto que poderia ser longo ou não, mas que ela descansasse para estar fortalecida assim que o TP começasse e que me ligasse caso algo diferente acontecesse.
Nesse momento a adrenalina veio contudo, é sempre assim!rs Fui verificar se tudo estava certinho em minha bolsa de Doula, jantei e fui dormir, para também estar descansada pois sabia que estava prestes a estar em um TP.
As 2:00h da manhã meu celular toca e era o marido de minha Doulanda avisando que ela estava em TP e eles tinham acabado de dar entrada no hospital, eu disse que estava indo pra lá. Levantei rapidamente, dei mais uma conferida em minha bolsa e fui pro hospital, cheguei lá as 2:30h, costumo brincar que parto de madrugada é ótimo pois não estamos nos trabalhos convencionais (nosso disfarce!rs) e não tem trânsito, é muito bom! Ao chegar encontrei minha Doulanda deitada, pois sua médica tinha acabado de fazer um exame (4 de dilatação), e ela me disse que estava tendo contrações a cada 5 minutos com bastante dor, pedi que ela me graduasse a dor de 0 a 10 e ela me disse 5. Perguntei se ela estava bem e como estava ótima começamos os exercícios...parto ativo!!! Ela andava de um lado pro outro na sala de pré-parto, agachava, sentava na bola, e quando vinha a contração, se apoiava na parede ou na beirada da cama e rebolava e eu a massageava, orientava a respiração e assim fomos, a médica entrou para fazer outro toque e disse que estava da mesma forma (4 de dilatação) e que se continuasse assim ela ia colocar o “sorinho”, minha Doulanda perguntou: “-Mas já Dra.?”. E a médica disse que ia aguardar mais um pouco, continuamos na movimentação até minha Doulanda dizer que a dor estava muito forte (nota 9 na escala de dor, chegando a 10 no pico da contração), que ela estava muito cansada, quase não aguentando mais, e aí partimos para o chuveiro, a ducha bem quentinha ajudou muito na dor, ela ficou sentada na bola se movimentando e disse que a dor melhorou muito.
Lembrando que seu marido também participou ativamente, dando incentivo, apoio, massageou-a comigo e me lembro de uma frase que ele disse a ela durante uma contração: “-Calma, (chamou-a de um apelido carinhoso), respira, seu parto está sendo lindo!”.
Creio que ficamos uns 10 min. no banho quando a médica veio e pediu que eu ficasse mais uns 5 min. pois ela tinha que fazer outro toque, ficamos mais 5 min. e estávamos saindo quando a médica entrou no quarto, fez o toque e disse que não havia evolução nenhuma na dilatação, cronometramos as contrações e elas vinham sem uma frequência correta, vinham de 5 em 5 min. com duração de 30/40 seg. e as vezes vinha uma contração entre essas que não chegavam a 20 seg. e diante disso a médica decidiu colocar o “sorinho”, isso as 5:10h. As contrações ficaram de 5 em 5 minutos porém não duravam mais que 20 seg., continuamos movimentando até as 7:30 quando a médica fez mais um toque, disse que não havia evolução na dilatação (4 de dilatação) e havia edema de colo, diante disso a médica decidiu fazer a cesárea e saiu para pedir que trocassem o soro. Ao sair conversamos bastante e minha Doulanda disse que não estava triste, pois ela já estava muito cansada e que fosse feito o melhor. As 7:50h vieram buscá-la para a cirurgia e as 8:00 seu marido entrou para assistir e eu infelizmente não pude entrar. Fiquei aguardando-os na maternidade. As 8:10 nasceu sua bebezinha linda! E as 8:30 eu pude conhecer minha Doulada! Minha Doulanda chegou ao quarto as 10:30, conversamos, expliquei que não permitiram minha entrada no Centro Obstétrico, minha Doulada ainda ia demorar um pouco para ir para o quarto com a mamãe, me certifiquei de que estavam todos bem e bem acomodados e fui embora.
Que Deus ilumine essa família linda!
É isso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário